Resenha
Autores: Lucas Berlanza e Eric Pacheco
Formato: 16 cm X 23 cm, 516 págs.
Publicação: CCDPE-ECM – São Paulo, SP, 2023
Lucas Berlanza e Eric Pacheco assinam esta obra que tem por subtítulo Resumo Expositivo. Trata-se de um livro com prefácio de Marco Milani e uma proposta de reunir as principais informações sobre o espiritismo a partir da codificação de Allan Kardec
A proposta é bastante interessante, sem dúvida nenhuma, pois objetiva estabelecer uma sequência histórica dos principais fatos desde o espiritualismo moderno até os dias atuais, preocupando-se especialmente em elencar os fatos de forma didática e temporal, sendo, pois, um livro que pretende também, por consequência, auxiliar os estudos da matéria por pessoas e grupos, facilitando-lhes o caminho do conhecimento.
Com isso, procuram os autores reunir os documentos que validam as novas descobertas a respeito da doutrina e do seu personagem principal, Allan Kardec. Ao seguir por essa trilha, os autores não só corrigem informações equivocadas, como também mitos e fantasias criadas sobre o principal autor e seus familiares, além, é preciso notar, daqueles que compuseram ao longo dos anos o círculo de Allan Kardec.
Oportunamente, os autores apresentam um resumo teórico dos princípios consagrados do espiritismo, contidos nas obras ditas básicas da doutrina, mas, também, nas demais escritas pelo fundador do espiritismo.
Com a mesma disposição, o livro, História geral do espiritismo traz uma contextualização dos fatos na França do pós Allan Kardec, depois do que apresenta esta mesma contextualização da doutrina no Brasil, não omitindo os problemas gerais resultantes destes mesmos contextos, sucedendo uma descrição do espiritismo pelo mundo, momento em que o livro aborda a doutrina em diversos países.
No esforço de compor a obra, os autores a concluem com um capítulo que relaciona, na visão deles, os principais líderes, enquanto escritores, médiuns ou historiadores, entre eles, autores clássicos franceses, brasileiros, de outros países, terminando por relacionar os nomes contemporâneos.
Trata se, portanto, de um livro bastante útil para todos os interessados e comprometidos com um espiritismo nos moldes propostos por Kardec, de proximidade com os avanços científicos e demais áreas do conhecimento. Escrito em linguagem limpa, clara e sintética, há de alcançar estudiosos de todos os quadrantes do movimento espírita.