CPDoc cede ao CCDPE-ECM arquivos de veículos de imprensa

Entrega de 55 coleções encadernadas foi feita no dia 19 de novembro último, na sede da instituição no bairro de Indianópolis em São Paulo.

Colecionados ao longo dos anos, um acervo que reúne exemplares de diversos jornais e revistas espíritas, vários deles já extintos, foram cedidos ao Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo, instituição criada a partir de iniciativa do saudoso pesquisador Eduardo Carvalho Monteiro e que hoje leva o seu nome. São veículos da imprensa doutrinária não apenas do Brasil, como também de outros países.

A instituição fica localizada em São Paulo, no bairro de Indianópolis, em sede própria, sob a presidência de Julia Nezu, que é também ex-presidente da USE-SP, e vem realizando importante trabalho de conservação e organização de diversos acervos, o primeiro dos quais foi o de Eduardo Carvalho Monteiro, mas que conta na atualidade com outros mais, como o de Hermínio Miranda, cedido pela família do conhecido escritor espírita já falecido.

A entrega das coleções foi feita na sede do CCDPE, em encontro realizado entre o presidente do CPDoc, Wilson Garcia e Alcione Moreno, com o atual diretor adjunto de Acervo e Pesquisa, Pedro Nakano, o qual, na ocasião, fez questão de apresentar todo o prédio do CCDPE e descrever os esforços que são realizados para o registro dos acervos reunidos, sua digitalização e a devida organização tecnológica visando disponibilizar aos pesquisadores e estudiosos espíritas o pleno acesso a todo esse material.

O CCDPE-ECM realiza diversas ações em prol da memória do espiritismo, do apoio a pesquisas e eventos na mesma linha, além de contar com a publicação de livros espíritas, entre os quais os de seu fundador. Eduardo Carvalho Monteiro. Recentemente, colocou à venda a livro escrito por Adair Ribeiro de título A obra esquecida de Angeli Torteroli, e está prometendo para breve outro trabalho no campo da pesquisa: o livro Espíritos sob investigação, de Carlos Seth Bastos.

Olá, seu comentário será muito bem-vindo.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.